Betinho da RS, Vereador do Município de Bayeux, que já tem uma vasta trajetória política na cidade, tendo passado mais de 20 anos no PT e em outros partidos.

            Em 2017, fez parte de um projeto que queria a melhoria da cidade, o desenvolvimento de Bayeux, mas mesmo a população aprovando o projeto, nos gerou uma decepção porque não sabíamos que o líder do projeto era um corrupto, e a história toda Bayeux conhece.

            Bayeux passou muito tempo a mercê da comunicação do Estado, diz Betinho, sem ter uma comunicação própria, onde pudéssemos dizer os problemas que Bayeux enfrentava, a corrupção não chegou na cidade com Berg, ela vem bem antes disso, e faz necessário que a população tenha acesso a essas informações para que na eleição faça seu juízo de valor.

            O espaço público, para Betinho, deve ser ocupado por homens e mulheres de bem, todos os espaços desde associações de bairro, como mandatos eletivos, sejam em Bayeux, na Paraíba e no Brasil.

            Sobre a eleição indireta tema tratado ultimamente na cidade, ele enfatiza que ela se dá com a vacância dos dois cargos do executivo, no caso de Bayeux, de Prefeito e Vice-prefeito. A questão está judicializada, mas na Câmara Municipal, levando em conta a Lei Orgânica de Bayeux e demais legislações, foi notado que a emenda que previa eleições indiretas faltando 06 meses de terminar o mandato, foi promulgada e não foi publicada, não sendo publicada não conclui o trâmite legislativo, já que qualquer lei só passa a ter validade após sua publicação.

            Ao ser questionado sobre de quem foi o erro da não publicação, ele informa que após a promulgação da emenda a Lei Orgânica de autoria da Vereadora Luciene Gomes, a Câmara manda a emenda por ofício ao Poder Executivo para devida publicação, porém a Gestão anterior não procedeu a devida publicação a emenda, inclusive tudo o que está ocorrendo na cidade de Bayeux, deve-se ao ex-prefeito Berg Lima.

            Dito isto, ao saber dessa falta de publicação, foi feito um requerimento, o qual foi aprovado na Casa Legislativa para que não haja a eleição indireta devido a falta da publicação, esse foi o entendimento da Mesa Diretora, onde enviamos ao Poder Judiciário, para que possa ser apreciado, onde acredito que será levado em consideração.

            Sobre a decisão de tutela antecipada do Juiz Dr. Francisco Antunes, a Procuradoria da Câmara, entende que ele falou relativo a datas, onde a lei fala em 30 dias, mas toda essa discussão foi enviada ao Dr. Francisco Antunes para que ele decida, caso ele decida para que tenha a eleição, ordem judicial se cumpre, e se questiona em recurso.

            Ao ser indagado sobre projetos de lei de iniciativa popular, Betinho diz que é possível, tem previsão legal, tem um tramite especifico a ser seguido e que o gabinete do Vereador Betinho da RS está a disposição para todos aqueles que tenham tal iniciativa.

            Para entrar em contato com o Vereador Betinho é muito fácil, pode ir ao gabinete ou pelo celular de número 987157343, onde sempre ele tem a satisfação de atender a todos.

            Ao ser questionado sobre a quadra de Tambay, ele diz que houve problemas na execução da obra, prejudicando o convenio com o FNDE, mas que a atual gestão está fazendo esforços para esclarecimento e conclusão da obra.

            Sobre a cassação de Berg Lima, ele informa que seis vereadores inocentaram Berg Lima, e por isso não foram cassados e isso a população precisa saber, precisa ser esclarecida, o Vereador Betinho da RS votou todas as vezes pela cassação de Berg Lima, se faz necessário que os vereadores que o absorveram digam a população porque o fizeram.

            A educação e a merenda, é algo que Betinho sempre lutou e lutará, é preciso que os Vereadores fiscalizem, fiz uma denuncia de um desvio de 8000 quilos de carne que não chegaram e foram pagos. O mandato é pautado por fiscalizar os recursos públicos e os atos do Executivo.

            Sobre o transporte coletivo, nesse período de pandemia, explica Betinho, que não está trabalhando na sua totalidade, mas que em Bayeux o transporte não é municipal e sim interestadual, e que se coloca a disposição para atuar junto ao Consorcio Metropolitano.

            A respeito dos CEPs esta sendo feito todo um trabalho entre a Camara Municipal e os Correios para que possa ser concluído e resolvido esse problema de vez.

Já sobre os salários do funcionalismo público, ele defende que primeiro seja pago os aposentados e pensionistas, depois os efetivos e por fim os comissionados e contratados, mas tudo isso por falta de recursos, porque o certo e meu objeto de luta é o pagamento no mesmo dia, e que o Prefeito Jefferson Kita vem tentando, inclusive diminuindo essa diferença de dias. Estou dando governabilidade ao Prefeito, minha candidata a Prefeita é Luciene de Fofinho e tenho um bom relacionamento com o Vereador Inaldo Andrade, do qual sou amigo, enfatiza Betinho.

            Sobre os salários do Legislativo, ele enfatiza que possui uma cadeia que vem de cima pra baixo, se faz necessário que as mudanças sejam feitas primeiro em cima para que cheguem em baixo, e que defende que os salários sejam justos.

            Ele afirma que fiscaliza o Executivo e faz parte da comissão de fiscalização dos recursos do Covid, que são recursos federais que estão vindo para o combate da pandemia. Inclusive aproveito para esclarecer que o município é responsável pelo atendimento de média e baixa complexidade, assim como o fornecimento de remédios seguindo o mesmo entendimento, e estamos atentos a isso.

            O atendimento de saúde de Bayeux é bom, afirma Betinho, os profissionais de saúde não tem culpa do Gestor que passou, o atendimento da UPA é bom, assim como do Materno e da Policlínica Benjamim Maranhão. Mas se faz necessário frisar que a UPA é uma unidade de urgência e emergência, que alguns procedimentos podem ser feitos nos PSFs.

            Concluindo, Betinho diz que sempre está a disposição de todos, para quaisquer esclarecimentos, porque ele afirma que a população sempre tem que ser esclarecida de tudo o que está ocorrendo e venha a ocorrer.


Assista o vídeo na integra: 



Redação.

Deixe seu Comentário