Dando continuidade à série de entrevista com os pré-candidatos ao executivo e legislativo municipal, a Rádio Auge, através do “Fome de política”, recebeu na tarde de hoje (15) o candidato a prefeito Dr Francisco.  Francisco Macêdo, bayeuxense, 47 anos, foi vice-prefeito da cidade de Bayeux entre 2012 e 2016, é servidor efetivo atuante do município na área da Saúde. Formado em Medicina Ginecológica e Obstetrícia, já foi Médico Militar e Tenente R2. Tem Pós Graduação em Ultrassom e, atualmente, vem se especializando em Cirurgia Oncológica e Gestão Pública. Casado com Maria Lindáurea é pai de Ana Letícia, e com toda sua trajetória de serviços prestados em prol da cidade, é candidato na disputa para o executivo municipal de Bayeux pelo partido PC do B. O candidato mostrou-se confiante com a campanha e a seu ver, a realidade de cada candidato só será mensurada após a realização das convenções.
      O seu plano de governo é baseado em um tripé básico que é: educação, saúde e geração de emprego. Na área da Saúde, tem como prioridade reorganizar o sistema de saúde de Bayeux, proporcionar uma boa estrutura física aos  PSFs, trabalhando com  equipes completas e qualificadas para atender as demandas básicas,  não sobrecarregando  a UPA e o  Hospital Materno.  Visa criar uma segunda Policlínica para oferecer mais especialidades ao povo. Propõe um centro de referência para os idosos, a fim de garantir uma assistência de qualidade as pessoas da terceira idade. Dr Francisco também vê a necessidade da criação de um centro de reabilitação em Fisioterapia. Pretende ampliar o serviço da Upa e implantar uma urgência em Odontologia.  Em sua gestão, irá trabalhar para que o Hospital Materno atenda não só gestantes, mas mulheres e crianças.
        Em sua gestão, Dr Francisco afirma que aos funcionários e pensionistas, terão um olhar especial, com o pagamento em dia aos aposentados, e servidores públicos de nossa cidade. Prevê a recuperação do IPAM, um patrimônio do servidor que vem sendo bastante desrespeitado dentro do nosso município.
     Sobre o comércio, a proposta do candidato é desburocratizar a prefeitura, para que à medida que empreendedor se legalize, a Prefeitura possa comprar na própria cidade, criando assim o chamado “ciclo virtuoso” gerando emprego, renda e impostos. Lutará em busca de parcerias com órgãos voltados ao empreendedorismo, como o Sebrae, Senai e Universidades. Quanto às indústrias, Dr Francisco acredita que Bayeux oferece condições futuras instalações na cidade, mas que para isso é preciso melhorar a saúde, qualidade de vida e educação.
        Dr Francisco considera primordial concluir as obras inacabadas, creches, escolas, Creas, Psfs, pois isso dará um upgrade. Por isso se faz necessário um mutirão para solucionar esses problemas, servir a sociedade e fazer um diferencial no município. Quanto ao o trânsito e mobilidade urbana, o candidato, propõe uma reorganização no trânsito da cidade, instalação de sinais, estudo de vias alternativas, para melhorar a vasão debaixo do viaduto. Visa também criar ciclovias, contribuindo na redução de acidentes que envolvem carros e motos, tendo em vista que contarão com uma faixa especial para os ciclistas.
        Quanto à educação, Dr Francisco avalia que é preciso dialogar com o governo do estado, para que cada um na sua responsabilidade desenvolva ações voltadas para a pasta. Reafirmou que irá ampliar e ofertar um atendimento integral para as nossas crianças, oferecendo benefícios para a formação do aluno, estimulando assim o desenvolvimento de suas potencialidades. Defende que a categoria dos professores deve ser mais valorizada, pois reflete no desempenho dos estudantes e na qualidade do ensino.       
       No que diz respeito à Secretaria da mulher, Dr Francisco destaca que é preciso haver liberdade e autonomia para as mulheres bayeuxenses, e que buscará parcerias para que sejam instruídas, tenham cursos de formação nas áreas de turismo, logística, entre outros, para assim, oferecer uma mão de obra qualificada, gerando empregos e independência às mulheres do município. Enfatiza também que irá investir no combate da violência contra a mulher, com ações voltadas para a prevenção e proteção das mulheres, pois é inadmissível que em pleno século XXI, sejam silenciadas e agredidas pelos seus cônjuges.
          Sobre o esporte, o candidato Dr Francisco, propõe a conclusão do Lourival Caetano, tornando-a numa área poliesportiva, com implantação de quadra, pista de atletismo, piscina, gerando alternativas para a prática de esportes além do futebol no Município. Em sua gestão  irá revitalizar  e  implantar praças voltadas à prática de esportes radicais. Tem em mente a volta de sexta cultural, com atividades culturais para fazer o cidadão ocupar um espaço que já é dele.
          Indagado sobre como será a relação da gestão com a comunicação da cidade, o pré-candidato diz que irá valorizar a comunicação local, como um meio de acesso para toda a cidade, uma vez que divulgará as ações da prefeitura, priorizando os profissionais de Bayeux, para que assim voltem a ter orgulho em fazer parte dessa pasta em Bayeux.
         No que se refere à cultura de nossa cidade, o Dr Francisco visa resgatar as tradições do nosso município, a exemplos do desfile das alas ursas, maior valorização das quadrilhas juninas, corrida de canoas, dentre outros, para tornar a cidade mais atrativa e turística, gerando mais emprego e renda ao município.
       Quando perguntado sobre porque se acha preparado para ser prefeito da cidade, Dr Francisco diz que tem conhecimento e vivência no município, pois conhece toda a estrutura e problemáticas existentes em Bayeux e que há um preparo intelectual, junto ao plano de governo que visa melhorias na educação, geração de emprego e saúde.
     Em suas considerações finais, agradeceu ao radialista e apresentador Márcio Paz, pelo espaço concedido no programa “Fome de política”. Afirmou que vai á luta a partir do dia 27 de Setembro e pediu o apoio dos que acreditam que podem mudar a cidade, para que juntos possam se unir e buscar melhorias bem como a implementação de projetos para o município. Convocou todos os simpatizantes do projeto a estarem compartilhando e divulgando as ações na campanha, para que unidos, possam alcançar a vitória e fazer de Bayeux uma cidade mais desenvolvida, austera e promissora. 



Redação.

Deixe seu Comentário